quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Biografia de Amalie Emmy Noether





Nome: Amalie Emmy Noether


Nascida em 23 de março de 1882, na cidade de Erlangen, Bavaria, Alemanha, Amalie Emmy Noether, é a única mulher dos quatro filhos do casal Max Noether, professor ilustre de matemática em Erlangen e um grande algebrista, e de Ida Kaufmann, vinda de uma rica família de Cologne, os dois originados de famílias judias.
Considerada uma pequena notável, Emmy, desde cedo apresentava indícios de sua bem dotada inteligência, visto que amigos próximos da família afirmavam que ela quando pequena em uma festa infantil, resolveu com rapidez um jogo que envolvia memória e lógica, fato esse que despertou em todos a atenção para seus dotes matemáticos. Porém, mesmo demonstrando tais habilidades na área de exatas, ela não se dedicou, na escola, a estudar Matemática, passou grande parte dos seus estudos, dedicada aos estudos de línguas, voltada mais para o inglês e francês.
Noether levava uma vida simples e como toda mulher daquela época, sua mãe lhe ensinou as habilidades domésticas tradicionais. Tempos depois, já adolescente, Emmy continuava sendo brilhante mostrando todo o seu conhecimento em diversas línguas, e dando continuidade aos estudos em Erlangen, aprendeu também alemão, aritmética e lições de piano sendo que, aos 18 anos após prestar exame para ser professora, conseguiu aprovação com um dos melhores conceitos, obtendo o certificado do curso de inglês e francês, passou a lecionar nas escolas de meninas Bávaras.
Ainda nessa época, aos 18 anos, Emmy decidiu estudar matemática na Universidade de Erlangen, onde seu irmão estudava e seu pai lecionava, porém pelo fato de ser mulher, a universidade recusou sua matrícula, lhe concedendo apenas a permissão para aulas de auditoria, fato esse que repercutiu bastante na sociedade onde ela vivia, pois, não era convencional para a universidade a educação mista e, foi justamente isso que a Universidade de Erlangen fez, ao permitir que Emmy, fosse ouvinte das aulas de matemática, porém ela precisava pedir permissão a todos os professores para assistir suas aulas, conseguindo acompanhar o curso que deseja fazer, mesmo não sendo aluna regular nem passando pelos processos de avaliações de cada disciplina.
Mesmo enfrentando tantos problemas, Emmy foi aprovada em 1903 num curso de graduação na cidade de Nuremberg na Universidade de Gottingen e, no ano seguinte ao retornar para Erlangen e dedicar-se exclusivamente ao estudo da matemática, sob orientação de Paul Gordon, escreve sua tese de doutorado sobre o Sistema completo de Invariantes para formas biquadráticas ternárias, consegue ser aprovada e aceita como aluna de doutorado em matemática na Universidade de Erlangen.
Nos próximos sete anos Emmy aos 33 anos, lecionou ocasionalmente no Instituto de Matemática da Universidade de Erlangen, substituindo seu pai, que estava doente, porém ela não era remunerada. Mais tarde, no ano de 1915, Emmy Noether recebeu o convite dos ilustríssimos David Hilbert e Felix Klein para regressar a Gottingen, mas muitos membros da faculdade de filosofia, assim como filologistas e historiadores não concordaram com o seu retorno e até afirmaram: “Mulheres, eles insistiram, não devem tornar-se privatdozent” e ainda outro comentário surgiu por parte de um dos membros da faculdade “O que pensarão nossos soldados quando retornarem à universidade e verem que lhes é requerido aprender por meio de uma mulher?” E Hilbert  respondeu com indignação: “ Eu não penso que o sexo do candidato seja um empecilho para sua admissão como “privatdozent”. Afinal, nós somos uma universidade e não uma casa de banho”.
Os anos iniciais que lecionou em Gottingen não foi como titular estava como assistente de Hilbert, e não recebia nenhum salário, sua família era quem a sustentava. Com o passar do tempo em Gottingen, Emmy consegue provar o Teorema de Noether que comprova que a lei da conservação está pertinente  a qualquer simetria diferencial de um sistema físico, alguns físicos norte americanos asseguraram que o Teorema Noether era um dos mais importantes já provados para gerenciar o desenvolvimento da física moderna.
Os méritos de Noether são grandiosos e não param por aqui, em 1919 foi concedido a ela, pelo Departamento de Matemática da Universidade de Gottingen, ser examinada por uma banca onde apresentou o seu trabalho de pós-doutorado. No entanto, só depois de três anos decorridos, Emmy recebeu do Ministério da Ciência, Arte e Educação Pública da Prússia o título de professora com suas devidas funções e direitos administrativos, mesmo com a freqüente ascensão, ela não teve direito de receber um salário. Somente em 1923, após 16 anos de incansável dedicação e amor por tudo que fizera, Emmy começou a receber o seu salário, fruto digno do seu trabalho, além de manter uma posição especial de Lehrauftrag für Algebra.
Diante disso, pode-se destacar a vida acadêmica de Noether a partir de três épocas, na primeira época ela dedicou-se no trabalho com invariantes diferenciais e algébricos e com esses conhecimentos iniciou sua tese, seu trabalho se tornou geral e abstrato quando se assemelhou com os trabalhos de Hilbert. Ela também destacou-se  com o seu trabalho em física enviando para que Einstein o examina-se, após vê-lo ele teceu o seguinte comentário com Hilbert: “Ontem, eu recebi um trabalho muito interessante a respeito de invariantes da Senhorita Noether. Eu me impressionei tal como as coisas puderam ser entendidas de maneira tão geral. A velha guarda de Gottingen deveria assistir umas aulas da Senhorita Noether! Ela sabe muito do que faz”.
Ainda que os trabalhos de Noether referente à primeira época fossem excelentes e de grande utilidade, ela realmente ficou famosa por intermédio da matemática devido aos trabalhos elaborados na segunda e terceira épocas, confirmam Hermann Weyl e B. L. van der Waerden. Com isso, o que mais surpreendeu nessa época não foram os conhecimentos matemáticos existentes, mas os novos sistemas de definições matemáticas criados por Noether, que mais tarde seriam utilizados por outros matemáticos. Ela também ampliou uma nova teoria de ideais em anéis, fazendo uma ponte com trabalhos anteriores de Richard Dedekind. Além disso, ficou conhecida por desenvolver condição de cadeia ascendente, esta foi uma ferramenta poderosa em suas mãos. E, na terceira etapa Emmy desenvolveu a teoria sobre álgebras centrais simples, juntamente com Helmut Hasse, Emil Artin e Richard Brauer.
Tempos mais tarde, em 1933, com o crescimento do regime nazista, considerado pelos estudantes como uma derivação do fascismo, criou-se um clima estranho entre os professores judeus na Universidade e, Emmy uma judia nata, foi obrigada a deixar o cargo de professora que ocupava, devido a uma ação administrativa de Hitler, considerada uma empregada potilicamente suspeita. Assim, ela recebeu a notícia calmamente através de uma nota do Ministro da Ciência, Arte e Educação pública da Pressia, onde ele anunciava a decisão do governo em retirar o direito de Emmy em ensinar na Universidade.
Devido a esse problema Noether, foi morar por dois anos na cidade de Bryn Mawr, Pennssylvania, EUA, onde teve uma vida agradável e pode dedicar-se a assuntos do seu interesse e, mais tarde, a convite de Abraham Flexner e Oswald Vebel começou um curso no Instituto para Estudos Avançados em Princeton. Porém Emmy percebeu que não era bem-vinda na Universidade pelos homens, já que nenhuma outra mulher fora admitida e, isto lhe rendeu algumas grosserias com os que discordavam dela, mesmo tendo a fama de pessoa paciente e que gostava de ajudar os colegas, dando orientações acadêmicas. Prova disso, são as descrições que os colegas faziam dela, a consideravam como uma pessoa sem qualquer egoísmo e totalmente sem vaidade, completamente generosa, fama esta adquirida pelo fato dela permite que os colegas copiassem suas idéias como sendo deles, ajudando a alavancar a carreira profissional de cada um.
Algum tempo depois, quando já estava lecionando novamente, Noether levava para a sala de aula apenas problemas de cunho importante para a Matemática, o que deixava os alunos bastante revoltados, pois ela não seguia um plano, resultando em grandes descobertas para seus estudos futuros na área, já que os resultados obtidos pelos seus alunos em Matemática eram usados para fundamentar suas pesquisas e escritas. Assim, suas aulas eram consideradas pelos estudantes de difícil compreensão, pois exigia bastante raciocínio e muita concentração, o que não despertava muito interesse por parte de seus alunos.
Emmy ficou conhecida no campo da Matemática, por suas grandes descobertas na álgebra e conseqüentemente no avanço da Matemática, e, em abril de 1935, foi descobertos pelos médicos um tumor pélvico, o qual foi retirado numa cirurgia, na qual foi percebido um cisto no ovário e após uma convalescência no dia 14 de abril, ela faleceu. Seu falecimento foi comentado por Albert Einstein, numa nota para o The New York Times, descrevendo-a como a Senhorita que teve a mais expressiva genialidade matemática desde que a educação superior de mulheres começou, em áreas de álgebra, nas quais prestigiados matemáticos trabalharam por séculos, ela descobriu métodos de fundamental importância no desenvolvimento da geração de jovens matemáticos.
Como reconhecimento pelos feitos de Emmy na área da Matemática, seu corpo foi cremado e suas cinzas enterradas ao redor da biblioteca de M. Carey Thomas em Bryn Mawr.
Assim, percebe-se a grande importância de se conhecer a história de vida das pessoas que contribuíram de forma significativa para a descoberta e aprimoramento dos conhecimentos matemáticos, para que se possa garantir uma melhor compreensão dos saberes da área. Já que, ao se descobrir e analisar o contexto histórico-social em que se formulou as teorias matemáticas, é que se compreender melhor a necessidade e utilidade de tantos saberes.



RODRIGUES, Virgínia Silva. Emmy Noether, uma notável matemática. Santa Catarina: UFSC, 2008.








Um comentário:

  1. olá pessoal tem uma passagem que mostra a fala de HIlbert dizendo:“ Eu não penso que o sexo do candidato seja um empecilho para sua admissão como “privatdozent”. Afinal, nós somos uma universidade e não uma casa de banho”.

    Acredito que o termo "casa de banho " é na verdade banheiro...vocês são portugueses ou Brasileiros ? é que casa de banho é o equivalente a banheiro.Mas gostei bastante do texto.

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